III Colóquio - Cabo-verdiano de Educação (CEDU 2017) 

 

A Universidade de Cabo Verde, através da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes no Campus do Mindelo, vai realizar a 3ª edição do Colóquio Cabo-verdiano de Educação (CEDU), este ano com o lema “Educação, Cidadania e Desenvolvimento: questões de atualidade e desafios para o futuro”, de 12 a 14 de junho, na Biblioteca da Câmara Municipal de São Vicente, em Mindelo. A sessão de abertura tem início no dia 12, às 9 horas, na Sala de Desenho do Liceu Velho.

O evento está organizado em subtemas: Políticas educativas e desenvolvimento sustentável no horizonte 2030; Currículo em perspetiva: desafios à multiculturalidade e à promoção da cidadania; Problemáticas e desafios da inclusão educativa; Recursos educativos materiais e digitais na afirmação da Educação Cidadã e durável; Resgatando a memória na Educação: (re) contextualização, transições e investigação; Formação de professores para a Cidadania e o Desenvolvimento Sustentável: políticas e práxis; Educação, desenvolvimento e empreendedorismo: perspetivas e desafios; Educação, Cidadania e tecnologias: inovações e desafios.

A 1ª edição do CEDU realizou-se em 2015 num momento em que vários países em desenvolvimento estavam a efetuar o balanço dos objetivos de desenvolvimento do milénio, a avaliar os planos estratégicos decenais para a Educação e a perspetivar o desenvolvimento do setor.

O CEDU 2017 perspetiva uma abordagem crítica e reflexiva sobre culturas, políticas e práticas que envolvam a relação Educação-Cidadania e Desenvolvimento Sustentável. Coloca a ênfase na investigação sobre os processos educacionais em diferentes contextos socioculturais que garantam a formação cidadã e contribuam para um desenvolvimento sustentável.

Esta mesma edição constrói-se na perspetiva pós-colonial, impondo uma educação promotora da independência cultural. 

O Colóquio será uma oportunidade para mobilizar pesquisadores nacionais e internacionais, dar visibilidade à investigação em Cabo Verde, proporcionar partilha de conhecimento e reflexão sobre Educação, Cidadania e Desenvolvimento, tal como apresentação de boas práticas e divulgação de produções científicas.

O evento é realizado em parceria com o Instituto Camões, Ministério da Educação e Instituto Universitário da Educação. Patrocinado pela ASA e pela Transcor. Vão participar mais de uma dezena de instituições de ensino superior e básico, nacionais e internacionais.