Realização: Centro de Estudos Africanos da UFMG
Apoio: PPGH e Departamento de História

Ementa:
O presente curso pretende não só analisar o processo da independência do Brasil, como também a sua influência sobre as demais colónias de Portugal na África. Pretende ainda analisar em que medida a declaração das Bases a Constituição portuguesa, de 1821, fez com que a elite política da Corte do Rio de Janeiro colocasse em prática o projeto da constituição de uma “Confederação Brasílica”, abrangendo Brasil, Cabo Verde, Angola e Moçambique. Propõe ainda compreender em que medida a perda do Brasil, pelo império português, dentro de uma conjuntura de crise, fez com que a Coroa portuguesa imprimisse um novo sentido para as suas colónias na África. Além disso, propõe compreender as implicações da independência do Brasil, da Argentina e da Colômbia sobre o mundo português em África, por meio da releitura de diversas cartas coletadas nos arquivos norte americanos.

2.Problema
Os diversos estudos sobre a influência da independência do Brasil sobre as colónias portuguesas na África não interligaram o projeto emancipacionista aos movimentos de resistência cultural, e nem se ativeram como essas ideias partidárias foram ressignificadas na prática das revoltas. Elas são registradas ou apontadas como consequências da influência das ideias liberais em Portugal ou pela independência do Brasil. Também são tidas como condicionadas pela natureza da propriedade da terra e pelas relações de trabalho. Desta forma, quando são articuladas à cultura local, tendem a acentuar um determinismo econômico-geográfico, a propriedade da terra, e a concentração de renda em território pouco fértil e assolado por secas que não raro acarretam epidemias e mortes. Ainda que destaquem o ascenso do número de rendeiros, no âmbito de um processo de crises econômicas acompanhadas por um esgarçamento do tecido social, deixam em aberto a natureza e as formas específicas das mobilizações políticas por ocasião das eleições e das festas religiosas.
Porém, estes estudos não questionaram o papel da elite política local, os ideais liberais introduzidos pelos navios americanos, dos interesses da Coroa inglesa e muito menos da cultura local na emergência desses projetos independentistas.
1. Qual a importância das elites políticas da Corte do Rio de Janeiro na construção de Confederação Brasílica em Cabo Verde, Guiné Bissau, Angola e Moçambique?
2. Qual a influência dos inconfidentes mineiros na eclosão das diversas revoltas contra a opressão colonial portuguesa?
3. Qual a importância do consulado dos Estados Unidos de América em Cabo Verde, criado em 1818, na emergência do projeto de independência na Guiné Bissau e Cabo Verde?


 

 

 

Área de anexos