ordem-do-rio-branco.jpg

A Embaixada do Brasil em Cabo Verde condecora a Reitora da Universidade de Cabo Verde, Professora Judite Medina do Nascimento, com a Medalha da Ordem do Rio Branco, nesta quarta-feira, 9 de maio, às 18h30, no Auditório da Reitoria, no Plateau.

A Ordem de Rio Branco foi instituída pelo Governo brasileiro em 5 de fevereiro de 1963, com o objetivo de distinguir pessoas físicas, jurídicas, corporações militares ou instituições civis, nacionais ou estrangeiras, pelos seus serviços meritórios e suas virtudes cívicas. O ingresso à Ordem do Rio Branco faz-se por meio de indicação, pelo Itamaraty, daquelas personalidades que tenham contribuído para o interesse de temas brasileiros no plano internacional. O Conselho da Ordem é constituído pelo Presidente da República do Brasil; pelo Ministro de Estado das Relações Exteriores; pelos Chefes das Casas Civil e Militar da Presidência da República; e pelo Secretário-Geral do Ministério das Relações Exteriores.

As ligações entre Universidade de Cabo Verde e o Brasil são históricas. Desde logo, mas não só, porque a Universidade de Cabo Verde desempenhou um importante papel para desenvolvimento do ensino superior e da investigação científica em Cabo Verde, sempre buscando aprofundar as parcerias da Universidade com instituições de ensino superior brasileiras, mas também, mantém ao longo dos tempos uma estreita colaboração com a Embaixada do Brasil, seja por meio do Leitorado brasileiro na UNICV - nas suas vertentes de ensino, pesquisa e extensão -, seja por meio do Centro Cultural Brasil-Cabo Verde, desenvolvendo projetos conjuntos, dinamizando a promoção do ensino e da educação para as comunidades académicas dos dois países. À frente da instituição, a Professora Judite Medina do Nascimento ampliou as oportunidades de formação de professores, de produção de manuais didáticos e de mobilidade académica entre Brasil e Cabo Verde, logrando estreitar ainda mais os laços que unem os dois povos.

Mas a ligação entre a Uni-CV e o Brasil não se fica pelo passado e prolonga-se até aos dias de hoje. A Uni-CV recebe atualmente estudantes brasileiros e mantém programas de intercâmbio formativo.