"Os mundos do texto científico, filosófico e literário" foi o tema central do evento realizado no auditório da Faculdade de Educação e do Desporto (FaED) da Uni-CV, no dia 16 de julho, em Cruz Grande-Achada Falcão, Concelho de Santa Catarina de Santiago.

Com a abertura da Vice-Reitora para Extensão Universitária, Professora Astrigilda Silveira, no encontro debateu-se a ciência, a filosofia e a literatura, recorrendo-se, respetivamente, à matematização, à argumentação, e à narração.

O investigador Paulino Fortes enfatizou que a contextualização ricoeuriana do texto é admissível no contexto da problemática do conhecimento científico a partir do momento em que se atribui natureza textual à fenomenologia. Esta passa a ser aceite na medida em que a interpretação dos fenómenos através da criação dos seus modelos é feita num processo de leitura/construção/interpretação que compara analiticamente o fenómeno com descrições pré-existentes na “base de dados” da memória & consciência do leitor/interpretador.

O investigador Carlos Belino Sacadura, discursou sobre os modos de investigação, ensino e difusão da ciência que a religam às suas dimensões cultural, histórica, social e filosófica, e compreendam a complementaridade entre as culturas científica e humanística nos campos da pesquisa e formação.

Por último, a investigadora Mariana Faria debruçou-se sobre os marcos referenciais que se concatenam naquele que se assume como um pacto partilhado entre autor e leitor, que num jogo construído e em constante refiguração multifocal que proporciona uma tessitura que requer exercícios de decifração e o estudo de aspetos intrínsecos e extrínsecos ao texto literário.

Click aqui para ter acesso a mais fotografias.

III Encontros de Cultura Científica na Faculdade de Educação e Desporto (Assomada)