cedu2018

A Escola na Sociedade atual: revisitar “velhos problemas” para enfrentar desafios atuais

Cabo Verde, Campus de Cruz-Grande, Santa Catarina

3 e 4 de maio de 2019

A Educação é um setor considerado chave para o desenvolvimento, transformação social e económica de Cabo Verde, pelo que tem sido objeto de algumas reformas, visando o incremento da sua qualidade. É uma expetativa preponderante na atualidade, espelhada tanto nas orientações internacionais como nacionais. Com efeito, o 4.º objetivo inserido na Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável visa: “assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”. A declaração saída do fórum mundial de educação realizado em Incheon, Coreia do Sul, em maio de 2015, partilha essa mesma perspetiva e reitera o compromisso com uma educação para a cidadania e para o desenvolvimento sustentável. Com efeito, incumbe à educação, o desenvolvimento de habilidades básicas, cognitivas de alto nível, habilidades analíticas e de resolução de problemas e habilidades interpessoais, sociais, valores e atitudes que permitam vidas saudáveis plenas, a tomada de decisões conscientes no sentido de responder aos desafios locais e globais do desenvolvimento sustentável.

Essas injunções internacionais harmonizam-se com as orientações nacionais plasmadas no Plano Quinquenal para a Educação no horizonte 2017-2021 que prevê três grandes prioridades: universalização do acesso à Educação; melhoria da qualidade e da pertinência dos serviços educativos e reforço da eficiência e da gestão do sistema (p. 41).

Estas prioridades implicam desafios e vários questionamentos sobre e em torno delas. Trata-se de questões que têm vindo a ser debatidas há muito e sob diferentes ângulos, nomeadamente dos riscos educativos, da inclusão e das inovações pedagógicas. A abordagem da relação entre a educação e o desenvolvimento, dos desafios e questionamentos prementes e que perpassam a Educação todo tempo, exige um conhecimento cada vez mais apurado, autóctone, uma postura ativa na construção e difusão de conhecimento, inspirada numa visão humanista da educação e do desenvolvimento.

Considerando que a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), constitui um espaço de reflexão e de debate das questões de atualidade e que tem por missão contribuir para a modernização do sistema educativo a todos os níveis, a 4ª edição do Colóquio Cabo-verdiano de Educação, se propõe refletir sobre problemáticas da Educação, focando no papel da Escola na Sociedade atual; “velhos problemas” e desafios atuais.

Assim, temos a honra de convidá-la(o) a submeter propostas de resumos de comunicações (duas no máximo) sobre trabalho científico de acordo com um dos subtemas listados abaixo:

  • Políticas Educativas e Administração Educacional: Intervenção de diferentes atores e tensões; avaliação de políticas educativas enquanto políticas públicas, equidade, riscos educativos, formação e carreira para os gestores educativos, entre outros;
  • Tecnologias aplicadas à Educação: tecnologias móveis na Educação; tecnologias de apoio à Educação Especial, entre outros;
  • Formação docente: políticas, modelos, Escolas e Universidades como locus de formação, práticas e desfasamentos na formação inicial e contínua; formação pedagógica;
  • Currículo: reformas curriculares e inovações pedagógicas; aprendizagens essenciais; avaliação das aprendizagens; práxis educativas e riscos, Desenvolvimento curricular no contexto da educação inclusiva.
  • Ciências da Educação enquanto espaço de produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos: questões epistemológicas; configuração/modelos da formação e investigação nessa área científica e académica; Ciências da educação e mercado de trabalho, entre outros;
  • Educação e Sustentabilidade: inclusão, empreendedorismo, financiamento do ensino superior; desenvolvimento do ensino técnico-profissional, entre outros.

Os formulários de inscrição e as propostas de resumo (Anexo I) deverão ser enviados através do endereço de correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. de 22 de outubro de 2018 a 27 de janeiro de 2019, com proposta, pelo(s) autor(res), do subtema em que se inserem. O nome do ficheiro deve ser o mesmo que o da proposta de resumo.

A participação no Colóquio está condicionada à inscrição, de pelo menos um, dos autores dos trabalhos submetidos.

Normas gerais para submissão

O resumo deve resultar de textos originais de comunicações e que não estejam sob revisão para nenhuma outra conferência ou publicação nacional ou internacional. Deverá ser elaborado em Português e ser submetido em ficheiro editável (doc; docx). O resumo inclui o título do mesmo.

O autor deverá enviar, em ficheiro independente, as seguintes informações:

- Título do resumo;

- Nome do autor e coautores se houver;

- Instituição.

O corpo do resumo deverá conter até o máximo de 1500 caracteres incluindo os espaços. Dele deverão constar uma breve introdução e contexto, objetivos, metodologia, resultados (parciais ou finais quando couber) ou implementação da experiência relatada e 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave. As margens devem ser de 2,5 cm, a fonte: Times New Roman, tamanho 12, o espaçamento entre linhas de 1,5 cm e o alinhamento ̶ justificado.

Para efeitos de inscrição dos participntes, eis a taxa:

1. 500 ECV------- Estudantes

2. 1500 ECV--------Pessoas com Comunicação

3. 1000 ECV--------- Pessoas sem Comunicação

4. 25 Euros--------- Pessoas estudantes que vêm de fora

5. 35 Euros---------Professores que vêm de fora

 Chamada para comunicação

Formulário de inscrição dos participantes

 

Para mais informações aceder ao sítio www.unicv.edu.cv e/ou contactar a Comissão OrganizadoraEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..