IMG_4588.jpg

O Centro de Investigação e Formação em Género e Família (CIGEF) fez a socialização dos resultados do estudo sobre violência no meio escolar em Cabo Verde, na sexta-feira, 30 de novembro, no Pólo III da Universidade de Cabo Verde na Achada Falcão-Cruz Grande.

Os resultados do estudo, apresentados pelo coordenador do mesmo, Doutor Cláudio Furtado, mostram que existe uma perceção elevada da violência nas escolas, em que as meninas são as principais vítimas e os rapazes os principais agressores, confirmados tanto pelos alunos como pelos professores.

O estudo piloto realizado pela CIGEF visa apresentar o diagnóstico da situação da violência no meio escolar e fornecer subsídios para, num segundo momento, a elaboração de um estudo Nacional, conforme ressalvou a Vice-reitora da Uni-CV, Astrigilda Silveira, que presidiu à abertura do ateliê e para quem o estudo é uma indicação de que a Uni-CV tem vindo a refletir sobre as melhores estratégias para garantia da segurança pública, em especial nas escolas.

A Uni-CV tem desenvolvido diversas iniciativas no domínio da segurança pública, “visando ainda apoiar o governo nas novas metodologias e diretrizes para um melhor planeamento”, realçou a Vice-reitora Astrigilda Silveira.

Esse estudo foi desenvolvido pelo CIGEF e pela Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes, em parceria com as Nações Unidas Cabo Verde e o Ministério da Família e da Inclusão Social.

Click na imagem em baixo para ver mais fotografias.

CIGEF apresenta resultado de estudo sobre violência no meio escolar em Cabo Verde