perguntas frequentesbannerpreto

As condições de acesso são iguais para todos os cursos?

imgsssNão. O curso de Educação Física e Desporto e o curso de Mestrado Integrado em Medicina têm condições específicas de admissão dos candidatos, conforme o indicado nos regulamentos. Para o curso de Mestrado Integrado em Medicina existe um regulamento próprio.

Como Candidatar?

Screen Shot 2016 06 13 at 13.40.49As candidaturas são feitas primeiramente por via eletrónica, de acordo com as instruções em baixo, e envio posterior do dossier completo em formato papel, pelas vias indicadas no ponto II (em baixo) e no regulamento geral das Provas de Ingresso 2017.

PARA SUBMETER A CANDIDATURA, SIGA OS SEGUINTES PASSOS:

1ª Etapa: Inscreva-se na plataforma de candidatura através do link que segue: http://candidatura.unicv.edu.cv

Escolha o menu “Criar nova Conta” e preencha corretamente os campos, conforme o indicado:

Nome Completo – insira o seu nome, conforme consta do documento de identificação que vai anexar no seu dossier de candidatura;

E-mail – recomenda-se que seja inserido o endereço e-mail de uso mais frequente, pois os serviços poderão precisar de contactá-lo pelo endereço indicado no sistema. Caso ainda não tenha um e-mail, crie um e utilize para o registo;

Palavra-chave – insira o seu código de registo e guarde-o para fazer “login” sempre que precisar aceder ao seu dossier de candidatura. Guarde bem esse código para evitar problemas com a sua candidatura.

 

Obs: Caso tiver dificuldades com a criação da conta na plataforma, peça ajuda a uma pessoa de confiança ou contacte os nossos serviços pelas seguintes vias:

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Facebook: https://www.facebook.com/unicv.edu.cv/

Telefone: +238 3340 210

Ou dirija-se presencialmente a uma das unidades da Uni-CV anteriormente referidas.

Depois de criar a conta, entre na área de candidatura propriamente dita e preencha o formulário eletrónico com as informações solicitadas.

Obs: Cada candidato deve possuir uma conta pessoal única e de uso exclusivo.

Até a data de início das candidaturas, apenas o menu “Configurações” estará ativo para a inserção dos dados gerais.

Antes de iniciar o preenchimento dos dados na plataforma, é conveniente que faça uma leitura atenta do regulamento das candidaturas e das provas de ingresso e tenha atenção às instruções que aprecem em cada passo de preenchimento do dossier eletrónico.

A autenticidade dos seus dados é um aspeto de capital importância para o sucesso da sua candidatura. Por isso, assegure-se que a sua identificação, os contactos de telefone, os endereços, etc. estão corretamente inseridos no formulário.

2ª Etapa: Depois de terminar o preenchimento do dossier eletrónico e de ter submetido a candidatura, o sistema informático emitirá uma mensagem de confirmação e um recibo que deve ser impresso e bem guardado. Este recibo deve ser juntado aos documentos em formato papel cujas cópias digitais foram inseridas na plataforma de modo a completar o dossier que deve ser encaminhado para a Uni-CV pelas vias indicadas no regulamento.

Nota Importante: Assegure-se que a sua candidatura foi bem submetida através da plataforma informática e que os seus documentos em formato papel foram todos bem organizados, de acordo com o regulamento, e que o dossier completo foi bem encaminhado e chegou ao destino certo. Para se informar sobre o estado da sua candidatura, contacte os serviços de suporte pelas vias indicadas anteriormente.

linhafaculdade

Como consultar os resultados das candidaturas?

listaA lista dos candidatos inscritos é publicada no site da Uni-CV, no prazo que consta do calendário das provas.

Como é realizado o processo de seleção na Uni-CV?

gesevbrodaO processo de seleção é realizado tendo em conta os seguintes critérios:

a) Média da classificação final no 3° ciclo do Ensino Secundário;

b) nota da disciplina nuclear no 3° ciclo

c) Classificação na prova de ingresso;

Como se deve pagar as propinas?

payout

O pagamento das propinas pode ser feito através de cartão Vinti4 nas tesourarias dos Campus da Uni-CV ou através do depósito no Banco Cabo-verdiano de Negócios (BCN), conta nº2326452; NIB 000 400 000 232 645 210 159; Caixa Económica de Cabo Verde (CECV), NIB: 0002 0000 28443436101 19 | IBAN: CV64 0002 0000 28443436101 19; Banco Comercial do Atlântico (BCA), NIB: 0003 0000 73053029101 76 | IBAN: CV64 0003 0000 73053029101 76; Banco InterAtlântico (BIA), NIB: 0005 0000 05333255101 97 | IBAN: CV64 0005 0000 05333255101 97

Como se pode ingressar nos cursos da Uni-CV?

aooaoaO ingresso nos cursos da Uni-CV pode ser feito das seguintes formas:

a) ingresso pela 1ª vez, no 1º ano de Licenciatura ou CESP;  consulte aqui as “candidaturas abertas – 2017” faça a sua inscrição on-line http://candidatura.unicv.edu.cv/site/infocpi.

b) transferência a partir de outra instituição de ensino superior onde já se encontra matriculado;

c) reingresso num curso em que já esteve matriculado na Uni-CV (ou noutra instituição do ensino superior) anteriormente, mas anulou a matrícula ou deixou de frequentar há mais de dois anos;

d) entrada horizontal, caso tenha feito um curso do ensino superior que não confere e pretenda concluir uma licenciatura na mesma área.

Para as situações referidas nas alíneas b), c) e d), contacte os Serviços Académicos (+238 3340 110) ou consulte o Calendário Académico 2016/2017 disponível no link: http://www.unicv.edu.cv/index.php/pt/servicos-pt/servicos-academicos

 

Existe algum gabinete de apoio social?

No intuito de tornar a Universidade um espaço de inclusão, o Gabinete de Orientação Psicopedagógica da Uni-CV concede um serviço de poio ao aluno nas suas diversas dificuldades.

Este serviço encaminha os casos de vulnerabilidade dos estudantes e seu agregado familiar, procurando identificar problemáticas e responder às necessidades ao nível do apoio psicológico, clínico e social.

Existem outras atividades na academia, para além do estudo?

desportoss

A Uni-CV tem uma intensa agenda de atividades de extensão universitária dos centros de investigação, faculdades e escolas, mas também da Associação Académica da Uni-CV e de estudantes no âmbito de disciplinas.

Para esclarecer dúvidas ou obter mais informações, contacte-nos através de:

- Nºs de telefone: 3340210 | facebook: https://www.facebook.com/unicv.edu.cv/?ref=settings

ou dirija-se presencialmente aos serviços de atendimento, nos seguintes endereços:

  • Campus do Palmarejo - Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT); Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes (FCSHA); Escola de Negócios e Governação (ENG);
  • S. Jorge dos Órgãos - Escola de Ciências Agrárias e Ambientais (ECAA);
  • Mindelo - Delegações da FCSHA e da ENG;
  • Ribeira de Julião - Escola do Mar (EMar)
  • Reitoria – Plateau, Praça da Escola Grande

linhafaculdade

Existem provas de ingresso em que disciplinas? 

comoconsultPara os candidatos com 12º Ano ou equivalente, são realizadas provas de ingresso em disciplinas correspondentes às do 3º Ciclo, consoante o curso escolhido. Consulte aqui as disciplinas das provas para cada curso.

Para os candidatos titulares de um DESP poderão ser realizadas provas específicas, consoante a área do curso prifssionalizante correspondente ao DESP e o curso de licenciatura pretendido.

Para os candidatos com idade superior a 25 anos e sem habilitação de acesso, as provas têm carácter específico consoante o curso pretendido.

O que fazer caso não conseguir vaga no curso pretendido?

Caso se tenha candidatado a mais do que um curso, será encaminhado para um dos cursos da 2ª ou 3ª opção em que existam vagas.

O candidato que não ficar em posição elegível à matrícula no curso pretendido, pode candidatar-se na 2ª época.

Os candidatos que não conseguirem vaga para matrícula depois da 2ª época podem solicitar o ingresso num curso que ainda tenha vaga, desde que o novo curso pretendido seja de uma área compatível com seu perfil.

Os candidatos aos CESPs também têm de realizar provas de acesso?

cespgeiseEm geral, não existem provas de ingresso para os CESP, excetuando os casos de candidatos com idade superior a 25 anos e sem habilitação de acesso ao ensino superior.

Posso inscrever-me em quantos cursos?

luizO candidato pode escolher no máximo 3 (três) cursos, que deve indicar por ordem de preferência, tendo em conta a lista de cursos publicada no site da Uni-CV.

Para os cursos com dois ou mais percursos o candidato pode indicar o percurso da sua preferência, sendo que a inscrição no percurso só se efectiva no término do tronco comum e em função  dos critérios estabelecidos pela universidade em cada ano lectivo. 

Quais são os cursos oferecidos pela Uni-CV?

campusunicvv

A Uni-CV tem mais de 40 cursos de licenciatura disponíveis para o ano letivo 2017/2018 - conheça-os em: http://www.unicv.edu.cv/index.php/pt/ensino-pt/licenciatura

Tem ainda mais de 20 Cursos de Estudos Superiores Profissionalizantes (CESP) - consulte as informações em: http://www.unicv.edu.cv/index.php/pt/ensino-pt/cesp

Quais são os documentos exigidos?

http://www.solicitandovistoamericano.com/wp-content/uploads/2015/07/Documentos-visto-americanodespachante-de-visto-americanovisto-usavisto-euacomo-tirar-visto-americanovisto-americano-de-turista.jpgPara os ingressos no 1º ano e pela primeira vez, são necessários os seguintes documentos:

a) Recibo de candidatura através da plataforma (inscrição on-line)

b) Fotocópia de bilhete de identidade;

c) Original e cópia do certificado de conclusão do 3° ciclo do ensino secundário com classificação final e, quando necessário, da respetiva equivalência;

d) Original e cópia do histórico escolar do 3° ciclo do ensino secundário (12°);

e) Original do Comprovativo do pagamento da taxa de inscrição, conforme a tabela de taxas e emolumentos em vigor na Uni-C V (Deliberação N° 009/CONSU/2014, de 7 de agosto).

Obs: No talão de depósito bancário deve constar a menção “Candidaturas ao Ingresso 2017”.

Tenho de entregar todos os documentos no momento da inscrição?

Para os candidatos pela 1ª vez e com habilitação do 12º Ano ou CESP, os certificados e os históricos escolares podem ser entregues posteriormente à data da inscrição, no prazo previsto no calendário.

Obs: A apresentação dos documentos originais é facultativa quando as respetivas cópias se apresentam autenticadas pelo órgão oficial competente.

Quais são os locais das inscrições? 

campusunicvv

A inscrição para o ano letivo 2017/2018, deve ser feita on-line através do link: http://candidatura.unicv.edu.cv e o dossier de candidatura devem ser entregue presencialmente nos seguintes locais:

a) nos polos da Uni-CV – Campus do Palmarejo, em São Jorge dos Órgãos (na ECAA), Mindelo e Ribeira Julião;

b) nas Delegações do Ministério da Educação ou nas Escolas Secundárias credenciadas para o efeito.

Os dossiers de candidatura podem ainda ser enviados através dos Correios, com registo e aviso de receção, para um dos seguintes endereços:

>> Serviços Académicos da Universidade de Cabo Verde, Campus do Palmarejo-Cidade da Praia, CP. Nº 279, para os candidatos aos cursos oferecidos nas unidades orgânicas sediadas em Santiago;

 >> Serviços Académicos da Universidade de Cabo Verde, Mindelo-São Vicente, para os candidatos aos cursos oferecidos pela Escola do Mar ou pelas delegações da FCSHA e da ENG em S. Vicente.

Telefone SV: 33 40 703 - 33 40 708 - 33 40 608

Obs: No exterior do envelope contendo os documentos deve constar o nome e o endereço postal do remetente e a menção “Candidaturas Graduação 2017/2018” ou Candidaturas CESP 2017/2018”, consoante for o caso.

Após a validação do dossier da inscrição, o candidato receberá, por via eletrónica ou em formato impresso, uma notificação onde se especifica o estado da candidatura.

Quando começa o ano letivo?

http://www.liceu.com.br/wp-content/uploads/2015/11/calend%C3%A1rio-letivo.jpgO ano letivo na Uni-CV inicia-se em outubro de 2017 e termina em julho de 2018. Neste período existem três períodos de férias: Natal, Páscoa e Verão. O Calendário académico do ano letivo 2017/2018 será disponibilizado no site da Uni-CV.

Quando decorrem as épocas de candidatura? 

documents As candidaturas para o ingresso no 1º Ano decorrem em duas épocas: a 1ª época que decorre este ano de 12 de junho a 4 de julho;

A 2ª época de inscrições decorre entre 10 de julho a 12 de agosto. A 2ª época será realizada apenas para os cursos com número insuficiente de candidatos selecionados na 1ª época – por isso, para garantir o seu ingresso faça a sua inscrição já na 1ª época.

Os candidatos a transferência, reingresso ou entrada horizontal devem entregar os seus pedidos entre 17 de abril e 17 de junho, devendo os documentos impressos ser entregues nos Serviços Académicos dos diferentes polos da Uni-CV – Palmarejo (ENG, FCT e FCSHA), S. Jorge dos Órgãos (ECAA), Mindelo (Delegações da FCSHA e da ENG) e Rbª de Julião (FECM).

linhafaculdade

Quanto custa a candidatura a um curso de licenciatura? 

pagamentoPara os candidatos habilitados com o 12° Ano ou equivalente, a taxa é de 1. 500$00 (mil e quinhentos escudos) por curso. Mas quem se inscrever em mais do que um curso beneficia de uma redução líquida de 500$00 se se inscrever em dois cursos (paga apenas 2.500$00 - dois mil e quinhentos escudos) ou redução de 1.000$00 se inscrever em três cursos (paga apenas 3.000$00 - três mil escudos);

Para os candidatos habilitados com curso CESP a taxa de é de 3.000$00 (três mil escudos);

Para os candidatos maiores de 25 anos, que requeiram a verificação das suas capacidades e competências, a taxa é de 10. 000$00.

Que oportunidades a Uni-CV oferece aos estudantes?

svemarNa Universidade de Cabo Verde os estudantes têm diversas oportunidades de aprender em atividades extracurriculares participando em eventos, ou mesmo no Corpo de Voluntários da Uni-CV, têm uma vasta agenda de extensão universitária na qual poderão consolidar os seus conhecimentos e desenvolver competências para a sua vida profissional, para além de oportunidades de estágio ou de intercâmbio com estudantes de universidades estrangeiras.

Que oportunidades de mobilidade internacional existem na Uni-CV?

 

psd world map icon

Sim, nomeadamente através de intercâmbios ao abrigo de acordos estabelecidos entre a Uni-CV e outras entidades (nacionais e internacionais) e, também, através de programas como o Erasmus+, Erasmus Mundus, as bolsas da Bridgewater State University.

As vagas para a mobilidade são lançadas anualmente, esteja atento!

Os programas de mobilidade exigem competências no domínio das línguas e das relações interpessoais. Aproveite as oportunidades que a Uni-CV colocará ao seu dispor através dos institutos de línguas, cátedras e centros, tanto em cursos modulares ou em seminários e projetos multidisciplinares específicos.

Para saber mais consulte a área Programas de Mobilidade disponível no site da Uni-CV, na página de Investigação.

Que tipo de apoios sociais a Uni-CV disponibiliza aos seus estudantes?

 Os Serviços de Acção Social concedem apoios sociais directos a estudantes através:

  • De bolsas de estudo, atribuídas a estudantes que integrem o perfil de maior necessidade, de forma a tornar possível a realização e prosseguimento dos seus estudos;
  • Do Fundo de Apoio Social, que engloba auxílios de emergência e bolsas de colaboração com os Serviços.
  • A candidatura é feita diretamente nestes Serviços, que funcionam na Escola Grande, no Plateau.

Na Uni-CV temos 3 tipos de bolsas:

Bolsa de Mérito Académico – destina-se aos candidatos com média mínima de 16, sendo vencedor aquele que tiver melhor nota;

Mérito Cívico - destina-se aos candidatos membros do Corpo de Voluntários e da direção da Associação Académica e é entregue aos estudantes que cumpram os critérios de seleção descritos nos regulamentos do concurso;

Bolsa de alimentação - para os estudantes que, comprovadamente, se encontram numa situação económica precária ou, em casos especiais, tenham problemas de saúde e não disponham de meios suficientes para garantir a sua alimentação equilibrada;

Para concorrer a estas bolsas e mesmo ter mais informações sobre as mesmas, terá de consultar os Serviços de Acção Social no Campus do Palmarejo ou na Delegação de São Vicente.

Quem se pode candidatar?

imgsss Para os cursos de licenciatura podem candidatar-se os interessados que tiverem um dos seguintes perfis:

Perfil 1: indivíduos habilitados com o 12º ano de escolaridade ou equivalente;

Perfil 2: titulares de um Diploma de Estudos Superiores Profissionalizantes (CESP) numa área relacionada com o curso pretendido;

Perfil 3: indivíduos com idade superior a 25 anos e sem a habilitação de acesso ao ensino superior (habilitações anteriormente referidas), requeiram a verificação das suas capacidades e competências para o ingresso no ensino superior.

Para os cursos CESP podem candidatar-se os interessados que possuam um dos seguintes perfis:

Perfil 1: habilitação mínima de 12º Ano de escolaridade ou equivalente;

Perfil 2: titulares de uma qualificação profissional de nível IV, aprovados em provas específicas de aptidão para o ingresso;

Perfil 3: titulares de um grau ou diploma de ensino superior (ex: um licenciado) que pretendam a sua reconversão profissional;

Perfil 4: indivíduos com idade superior a 25 anos e sem habilitação de acesso ao ensino superior (habilitações anteriormente referidas), requeiram a verificação das suas capacidades e competências para o ingresso no ensino superior.