Adilson_Silva.jpg

O docente Adilson Silva da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Cabo Verde, defendeu a tese doutoramento, na Universidade Nova de Lisboa, no dia 24 de fevereiro, em Lisboa.

A tese de Doutoramento, intitulada "Variance Components Estimation in Mixed Linear Models", foi um culminar de alguns trabalhos científicos, comunicados em conferências internacionais (com arbitragens) e publicados em livro e revistas científicas da especialidade (com fatores de impacto consideráveis). Permitiu desenvolver uma patente: um estimador para as componentes da variância em Modelos Lineares Mistos (MLM), ao qual foi dado o nome de Sub-D. MLM são modelos matemáticos (estatísticos) que explicam fenómenos (de áreas como Física, Química, Biologia, Ciências sociais, Economia, etc.)  à custa de outros fenómenos, permitindo que alguns tenham estruturas fixas e outros estruturas que variam aleatoriamente.   

O Professor Doutor encontra-se neste momento a esboçar um Projeto - cujos proponentes serão colegas de Suécia, Portugal e Cabo Verde - que consistirá no desenvolvimento de PACOTES a incorporar nos Softwares R & MatLab, para a implementação do estimador Sub-D. Esse projeto será submetido a entidades de direito (nacionais ou internacionais) para solicitação de financiamento.