mulheres na tecnologia

 

Girls in ICT Day é uma iniciativa da União Internacional de Telecomunicações (UIT), organismo do Sistema das Nações Unidas responsável pela promoção das tecnologias de informação e comunicação (TIC), cujo objetivo é promover mais adesão das mulheres aos cursos de TIC. Neste sentido a UIT, institucionalizou a última 5ª-Feira do mês de Abril como dia internacional da mulher nas TICS.

Este evento tem sido celebrado desde 2011 em universidades em mais que 150 países. Segundo informações do Portal da ONG Girls in Information and Communication Technology, ao nível de PALOP ainda não existe registo de países que já celebram “Girls in ICT Day” apesar de ao nível de CEDEAO a participação é muita mais alargada tendo o Senegal, Costa de Marfim e a Nigéria celebrado no ano 2015.

Neste âmbito, realiza-se a 1.ª Conferência de Mulheres nas Tecnologias - «Girls in ICT Day» - nos dias 28 a 29 de Abril de 2016 na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) – Departamento de Ciências e tecnologias, sob o lema - Empoderamento das Mulheres no Sector das TICs em Cabo Verde - Oportunidades e Desafios.

Paralelamente à conferência que terá a presença de especialistas nacionais e internacionais na área das TIC, pretende-se realizar uma feira de mostras tecnológicas com o fito de reunir no mesmo espaço Universidades, Docentes, alunos, profissionais do sector e empresários de micro, pequenas, média e de grandes empresas nacionais no sector das TIC.

 

Mais informação em: http://girlsinict.org/