banner congresso quimica3

 

A Química é uma ciência fundamental figurando como parte integrante dos currículos escolares desde o ensino fundamental ao ensino superior e avançado. Além disso, a disciplina de Química compõe o plano de estudos de todos os cursos ligados às Ciências da vida e do ambiente e é transversal pois é a base para o conhecimento da Bioquímica, Biologia Celular e Molecular, Fisiologia e Biofísica.

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) é uma instituição pública de ensino superior, criada o Decreto-Lei nº 53/2006, (ver data do BO), cuja missão é de promover a capacitação da nação cabo-verdiana para o processo de desenvolvimento. Deste modo, a instituição assumiu, desde a sua criação, o desafio de fomentar a criação e a difusão da cultura, da ciência e da tecnologia através das atividades de ensino, investigação e extensão, que são os eixos fundamentais da sua ação. Assim sendo, a Uni-CV vem formando profissionais em áreas relevantes e com forte componente da Química, nomeadamente Engenharia Química e Biológica, Ensino da Química, Enfermagem, e Geociências.

A quantidade de profissionais que labutam na área da Química, o número de instituições que formam profissionais com grande enfoque em Química, o número de empresas públicas e privadas, organizações e serviços que oferecem e compram serviços nessa área e os novos conhecimentos em Química, nos remetem para a necessidade de uma nova abordagem de temas sobre a Química no país.

O conhecimento em Química é aplicado nos mais variados domínios fundamentais do desenvolvimento, nomeadamente a nível industrial, agrícola, e ambiental. Neste sentido os eventos científicos revestem-se de grande importância na promoção do desenvolvimento da sociedade e as instituições do ensino superior desempenham um papel relevante neste processo.

É com base nos pressupostos anunciados anteriormente que se propõe institucionalizar um fórum de intercâmbio técnico e científico, o Congresso de Química na Uni-CV, que se pretende que seja um evento com periodicidade bianual e que tem a finalidade de promover a discussão dos avanços científicos e tecnológicos ligados à Química e intercâmbio científico entre professores e investigadores das Universidades nacionais e estrangeiras.

O Congresso de Química na UniCV será organizado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia tendo como núcleo dinamizador a Comissão de Coordenação dos Cursos de Química.

Mais Informação em: http://www.unicv.edu.cv/index.php/pt/item-oferta/2941-congressoquimica