Foram organizados nos dias 8 e 9 de fevereiro, na Escola de Formação de Professores da Praia (tendo a comunidade académica da Escola do Mindelo participada através de vídeo conferência) e na Escola de Assomada respetivamente, encontros com a comunidade académica para apresentar a proposta de Decreto Lei que extingue o IUE e regula a integração do respetivo pessoal e património na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

iuebanne3

Ambos foram presididos pelo Senhor Secretário de Estado da Educação Dr. Amadeu Cruz e contaram ainda com as presenças do Presidente do IUE, Prof. Doutor António de Jesus, da Reitora em exercício da Uni-CV, Profª Doutora Astrigilda Silveira, e do Director Geral do Ensino Superior, Doutor Aquilino Varela.

Foto

Durante a sessão da apresentação o Presidente do IUE congratulou-se com a conclusão do processo, cujo desenvolvimento contou com o envolvimento de várias instituições, tendo sublinhado o relevante papel que a Universidade de Cabo Verde teve, através dos seus máximos dirigentes.

De um vasto e árduo trabalho realizado para que este processo tenha chegado a este ponto, o Presidente destacou o alinhamento da gestão académica, administrativa e pedagógica aos modelos existentes na Uni-CV; a resolução de vários pendentes dos funcionários, docentes e parceiros; desencadeamento do processo de equiparação das categorias e remuneração dos funcionários do IUE aos da Uni-CV; elaboração do Projeto Académico da unidade orgânica que irá acolher o IUE; criação da Faculdade da Educação e do Desporto; partilha de recursos humanos e realização de atos administrativos conjuntos com claras vantagens na rentabilização dos recursos; atribuição de uma progressão a todos os docentes que se encontravam há dez ou mais anos no mesmo escalão e reclassificação de todos os docentes que adquiriram o grau de doutoramento nos últimos dois anos.